Os 4 Malveirões
Os amigos da Mula. 5º e 4º classificados do Nacional
El professor ás aranhas com os cabos e afinações
O Campeão Nacional 2009. Parabéns!
Casal britanico muito simpáctico e vencedores do evento
Esta foi a nossa 3ª presença nestas micro-andanças do circuito MM e já passaram 5 meses desde que "embarcámos" nesta classe.
Navegar estes pequenos barcos em regata é realmente um prazer.
Tem tudo a ver com o gosto que temos por velejar e competir, mesmo estando do lado de fora da embarcação.
Parabéns ao YellowSub (303) que arrematou mais uma vitória dentro do esquadrão da Malveira e ao SilverBullet (171) que o acompanhou em alguns dos sustos provocados à frota dos campeões.
O Kako (174) e o Boeing (747), lá andaram a fazer o seu melhor com alguns "altos" e alguns "baixos" nas suas prestações.
Grande organização!!!
As condições criadas por estes homens e mulheres incansáveis, para pôr de pé esta prova não poderiam ter sido melhores. Desde sombra a boa comida, de barco de apoio a instalação sonora, de comité de recepção a convidados internacionais.
Justiça seja feita àqueles que trabalham além da sua obrigação para o desenvolvimento desta actividade. Não se poupam em esforços para criar condições excepcionais para os eventos e colocar tudo e mais um par de botas à disposição dos concorrentes.
Mas nem tudo são rosas e cada medalha tem o seu reverso.
Há também aqueles que não se poupam a nada para criar um ambiente de cortar à faca e atazanar a existência de qualquer ser vivo que se avizinhe. Foi um belo espectáculo para os Algarvios e para os nossos convidados internacionais. Nada como ver adultos agarrados aos brinquedos a comportarem-se como crianças.
É costume dizer-se que "quem está de fora não racha lenha" mas como já estamos "dentro" e aproveito aqui, para auto-elogiar o SilverBullet e o Boeing que representam respectivamente a 12ª e a 13ª posições do ranking nacional, vamos abusar deste Blog (que é nosso e ninguém nos leva a mal), para dar a nossa opinião:
Todos sabemos que a competição exalta os ânimos e como tal houve em tempos um "carola" que se lembrou de criar regras para gerir as questões e os desacordos resultantes da falta de bom-senso e de fair-play que ficam afogados em químicos orgânicos libertados pelo nosso organismo nestas situações.
Não será certamente necessário aprofundar este princípio, mas para quem tem dúvidas fica aqui um link com a definição: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regra
Como cada situação exige diferentes procedimentos e decisões criaram-se uma espécie de compilações maçudas e aborrecidas a que deram o nome de regulamentos. Em cima disso e para quem não tem paciência para ler, existe sempre alguém que faz o papel de polícia e que se chama Juiz. Quer uns, quer os outros são para obedecer ou então transforma-se tudo numa manifestação popular que nunca proporciona uma experiência agradável.
Moralidades à parte, a nossa opinião malveirona é consensual no sentido de que as situações específicas exigem regras próprias e que a ISAF estava longe de pensar que ia ter uma classe com 50cm e com os skippers lado a lado à beira mar.
Então, como se fez com a regra dos barcos à popa, poderia fazer-se "A REGRA NACIONAL":
Se o sangue Lusitano ferve, deita-se água na fervura e toma lá uma penalização.
Se não se vê os números para penalizar ou classificar, das duas uma, ou se compram uns binóculos ou chega-se a coisa para mais perto.
Se o Júri não pode ser omnipresente, multiplica-se. (Em Salvaterra de Magos foi utilizado um sistema que nos pareceu muito funcional mas que se extinguiu nas provas seguintes - Utilizar os participantes que não estão em prova para ajudar).
Talvez com estas e com outras ideias se aumente a percentagem de regatas feitas face às horas gastas em discussões.
Por último, os Malveirões aprenderam mais uma grande lição: Ganhou quem tinha a vantagem de não perceber português e quem utilizou a inteligência para fazer a regata longe dos gritos e dos tomates que voavam na margem (o 851 confirma). Quem sabe, sabe!
Contem com um circuito Malveirão no Clube Naval de Cascais (não estamos cá só para dar bitates) com utilização obrigatória de colete de salvação, quem se portar mal é atirado da muralha (Regra Nacional de Cascais).
Para ver qualquer coisa da regata aqui vai o link:
http://www.youtube.com/watch?v=4yaq1UvdJcg
Grande report do Mestre Armador-Sail Loft-Skipper Boeing!
ResponderEliminarSabes que eu e o Silver estivémos a dar a tal ajuda nas chegadas da 8a regata frota B. E só assim (a vergar a mola) se percebe o peso que estava em cima do Mestre Neves que ficou com tamanha responsabilidade numa tarefa tão difícil.
Ao montar o percurso é preciso ter atenção ao mais crítico: dar condições para não haver margem de erro a registar as chegadas e largadas! Pelo sim, pelo não, tb gravámos essas, não fosse haver contestação (que, felizmente, não houve :-) )
Mais uma vez, foi muito divertido e estou seguro que o que correu menos bem vai estar corrigido nas próximas!
Abraços!
Para os mais nervosos e destablizadores há sempre a regra 69 das RR - Conduta Imprópria.... é só o juri actuar, e deixam de destablizar durante um anito ou dois...para arrefecer idéias.
ResponderEliminarSe forem ao Site da ISAF há sempre lá alguns dos ditos cujos, uns por utilização de substâncias proibidas e ouitros por conduta imprópria e/ou anti-desportiva.
~Parabens a todos por terem ido e por terem representado tão bem os Malveiroes, agora há que treinar!!!!!
ResponderEliminarBoas noites!
ResponderEliminarGrandes Malveirões!!!
Gostei de vos conhecer e do vosso "fair sailing"!
Quanto ao que usou em Salvaterra, não sei, mas poderiam ter dito... Só que observadores, de acordo com o tal livro elaborado pelos carolas da ISAF (Ex- IYRU), diz que os mesmo não podem fazer nada mais para além de observar... Ou seja, penalizar por regras não é permitido, por uma questão de fair play...
Quanto à regra 69, foi usada, infelizmente!
Queria acabar ainda com um pequeno esquecimento: Mais que os estrangeiros que ouvem berros e nada ou quase nada percebem, no Domingo havia duas crianças em formação, O neto do Neves, o Tiago e o filho do Prates o Martim! Para mim, o que se passou como exemplo para eles foi péssimo!
Aqui fica o meu desabafo... neste vosso blog!
Força nos treinos e treinem muito, isto é a nossa brincadeira.
Abraço
Pelos comentários que ouvi sobre o referido Campeonato, a regra 69 foi aplicada sim (temporáriamente), mas de uma forma "soft", só possível neste País onde o "nacional porreirismo" impera!
ResponderEliminarPelo que ouvi também, não só ouve "pressão permanente" sobre o Juri (e, relembro que o Juri neste caso é soberano, por isso existe e foi nomeado), como inclusive chegou em alguns casos a tentativa (ou mesmo efectiva) de agressão ao mesmo!!!
Além de desrespeito pelos demais Concorrentes, onde se incluíam os tais denominados "estrangeiros", que embora não dominem a "Língua de Camões" se aperceberam concerteza das fragilidades do sistema.
É uma situação caricata e que deverá ser reflectiva, corrigida, assim como punida pela Associação, mas com a efectividade que a gravidade dos factos exige.
Concordo com o comentário que esta atitude não é exemplo para as crianças que estariam em formação, porém já não concordo que num Campeonato que se diz Nacional, onde pela sua importância, deveria ser restrito aos melhores representantes da Classe, que as mesmas devem ser formadas. Concordo ainda que com os exemplos presenciados só irá contribuir para o alastrar do problema que pelo que percebi existe actualmente na classe MM.
Na vela há que haver respeito, ética e educação!
Bem, dados os comentários, ainda bem que não fui!
ResponderEliminarNão suporto esse tipo de cenas, em que os desportistas se esquecem do que é desporto.
Sobretudo quando o "prize money" é tão elevado que dá para quem ganha mudar de vida...
Tenham dó!
E haja juízo.
Nem que seja só o suficiente para o Juiz pôr a andar quem perturba o andamento da competição.
abraços a todos, mas sobretudo à delegação dos malveirões.
Só um aparte, a regra 69 foi aplicada, sendo o atleta excluido de todos as regatas. Quanto a uma participação à FPV, entendeu o jury deixar a cargo da AMMP alguma actuação.
ResponderEliminarAbraço a todos e bons ventos!
Não sei o que se passou mas estou a ver que os Malveirões não impõem respeito a ninguém!
ResponderEliminarCom um nome assim e nada? Há quem ouse gritar? Há quem ouse ficar à nossa frente? Vejo agora que esses brilhantes resultados são fruto de alguma inibição e muito fairplay. Não posso aceitar! Reponha-se a verdade desportiva!
Camarada Malveirão, na próxima prova terás o apoio do Red Baron e da sua "artilharia pesada" - vulgo uns amigos Rangers de Lamego e alguns outros ex-apoiantes da Cosa Nostra Siciliana.
Ou como já dizia o velho Barão Vermelho: "Hasta la Vitória Siempre!"
Olá amigos
ResponderEliminarSó um aparte, as crianças não estavam em formação de coisa nenhuma. O meu filho Martim foi-me acompanhar e dar uns belos mergulhos. Infelizmente, quando o descalabro começou, ele estava na mesa da comissão de regatas a ajudar o Neves com as chegadas. Anda uma pessoa a tentar educar um criança para, num só dia, alguns competidores de cabeça perdida darem este péssimo exemplo.
Bem, as ilacções foram tomadas e os erros não foram tantos assim. São fácilmente identificáveis e a sua resolução está em curso.
Um abraço e um bem haja aos amigos Malveirões (estes sim um exemplo a seguir)