sexta-feira, 10 de abril de 2009
1a XPAUJ: JAMOR AO RUBRO!
Hoje foi mais uma XXXXpét'ácolher Prova de Abalroamento Universal do Jamor! A preparação para esta prova foi tal que houve quem não entrasse por ter a bateria descarregada de tanto treinar na banheira :-)
Este evento pautou-se por um notório evoluir de civismo no seio da frota! Largadas como deve ser, todos (quase) a cumprir as penalidades (talvez por termos um Juiz de serviço...).
Video de uma largada típica :-) O que se passa no canto inferior esquerdo é lindo: "747 destruição total!!!"
Nestas condições, houve mais uma vez um grande equilibrio no seio da frota, talvez com algum dominio do YSub (leia-se ratada). Mesmo com velas diferentes e afinações para todos os gostos e feitios, as diferenças de andamento não foram notórias. Ou seja, mais uma vez se provou que ou somos um grandes nabos (para a próxima damos o comando a um dos patos para ver o que dá...) ou que a dif de andamento das afinações é completamente irrelevante para o resultado das regatas... a ver vamos!
Next: Precisamos de mais treino de afinação, de largadas e de concentração!
Presenças:
Azevedo - Azevedo - La raposa del Mar & del charco
Bella napoli - José Bello - La surpresa
Boeing - Alex - Lo treinador
Dourada - China - Lo mestre de las afinaciones
Dark knight - Judas - El ratito de la camera
Kako - Kiko - El professor Mariachi
Silver Bullet - Juan Bonvas - El Raton, El Juiz & La embarcacion en el coche
YSub - Filipe - El recuperador
No name - Juanito - Lo estreante
Um agradecimento especial aos milhares de fãs que apoiaram os skippers com todo o entusiasmo!
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BOING! BOING! BOING!
ResponderEliminarIsto é que é um nome bem posto.
Estou a dever um remendo na pintura ao China e outro ao Kiko.
Quanto à designação de o "treinador" proponho uma alteração para o "tractor", dada a especialidade em lavrar a linha de largada.
Amuras? ké ké essa cena?
ResponderEliminarEntão um homem é posto fora da linha e não pode reagir?!
É pena o cameramen ser um g'anda piço!
ResponderEliminarOlhando para a confusão, só há asneira porque a malta faz mal as contas, chega cedo demais à linha depois é o desenrasca... para cima dos outros, claro!
ResponderEliminarDuas questões:
1) Como é que o 747 devia ter sido penaliado? 360? Desclassificado?
2) O que é que tinha que ter feito quando chegou à linha cedo demais? (em vez de mudar de bordo à duro e rebarbar a frota toda)
1) um 360 por cada gajo abalroado!? dava um 1080! Acho que dado a profusão de bordoada era posto fora pelo juri;
ResponderEliminar2) dar uma a volta por bombordo, deixar a dourada passar (se desse), ver se dava para entrar entre o kako e a boia, e só depois arrancar para a linha.
Assim, à duro, só a barlavento da linha, correndo-a com amurras e a mandar o resto do povo "dar uma volta".
O boeing, ou boing(!), bem disse que se tinha esquecido dos óculos!
ResponderEliminarMas há que dizer que a melhor desculpa foi: "é pá estava em ultimo!";
e, vai de aviar o povo!
Mais uma grande reportagem da nossa equipa de R&D. O comportamento em regatas esta bastante melhor ( ja nao se lembram das nossas primeiras regatas...), embora este incidente, boing, deva ser evitado. Devemos ter bem ciente dos rumos com prioridade na largada para evitar confusoes de maior. Os toques dados entre barcos com amuras opostas devem ser bastante penalizadores, para alem da rotacao devia ser penalizado com 4 ou 5 lugares na chegada(4 ou 5 pontos) por forma a evitar ao maximo estas situacoes. Quem provoca acaba por estragar a sua regata e a dos outros. Ja vamos ter toques mais dificeis de evitar - barcoz com mesmas amuras...
ResponderEliminarMas foi um treino mto bom
Parece que existe outra grupeta de 15 ou 20 barcos em cascais. Vamos tentar marcar um encontro...
Só uma nota... e em abono do amigo boeing: ele é posto fora da linha de largada, quando segue, amurado a estibordo e sobreladeado com um branco branco e sem numero. Como o dito barco branco seguia a barlavento tinha de se manter afastado do boeing (REGRA 11). Assim, o incógnito barco branco ficou a dever uma penalização à frota.
ResponderEliminarPela desenvoltura com que se mexia em cima da linha... sem preocupações com amuras... cheira-me a Azevedos!
Tb reparei nisso inicialmente, mas depois de ver bem o video, acho que o Branco Demolidor ainda se safou minimamente, no limite, já do lado ilegal, claro!...
ResponderEliminarComo todos sabemos, NINGUÉM pode atirar a primeira pedra. O 747 teve é azar e foi filmado! Temos pena :-)
A questão é que estavam 4 barcos adiantados demais em relação ao tempo: 11 o Queimado, O Branco Demolidor, a Dourada Entalada e o Boeing Destruidor.
Já agora... numa das regatas, eu estava a ultrapassar um barco por sotavento e depois, quando já estava 1/3 à frente, queria começar a orçar mais e fui impedido porque o barco que passei não orçava mais.
ResponderEliminarDe acordo com estas regras (http://www.ptnauticmodel.net/forum/viewtopic.php?f=48&t=669), ele tinha que bolinar ou mudar de bordo se não conseguisse acompanhar, certo?
Isto parece o domingo desportivo: um debate de 2 horas sobre uma fracção de segundo! Eu sei o que fiz mal e o que deveria ter feito. A grande dificuldade para mim é que ao fim de ser abalrroado 30 vezes por todos os não vi, pelos não fiz nada e pelos rondadores do vazio, a auto disciplina transforma-se em espírito competitivo. Principalmente na última largada como foi o caso. Os treinos que temos feito têm apurado muito os nossos reflexos no sentido de optar pelas atitudes correctas no segundo certo. Mas isto acontece tudo muito mais rápido do que estamos abituados em situações com outras escalas e ás vezes lá escapa uma. Já agora podiamos debater o exemplo de conduta que o boeing deu em todas as rondagens do dia. Até esperei que o pessoal fosse ao dafundo rondar deixando quase 23 comprimentos de espaço. Isto com o tempo vai lá. Eu volto a pôr a pontinha de borracha para minimizar o impacto das minhas limitações nas pinturas da frota.
ResponderEliminarOH... pobre boeing... diria boeingzinho... que comovente... até as lagrimas me vieram aos olhos!
ResponderEliminar´tá bem... abelha!
Yellow, está mal! se és o barco que alcança... não podes orçar! aliás, já agora, mesmo que tenhas prioridade nunca podes bater! porque ai fala o RIEAM (Regulamento Internacional para Evitar Albaroamentos no Mar).
Vai treinar a http://game.finckh.net/indexp.htm
Rumble F, no caso referido pelo YSub, 2 barcos à bolina com as mesmas amuras e sobreladeados, o que vai a barlavento tem que se desviar de quem vem a sotavento, assim o yellow podia orçar e o outro ou orça tb ou desvia-se. Se estiver enganado, pf alguem corrija.
ResponderEliminarSilver, vós excelência está correctissima! salvo erro acho que é a regra 11. eu é que me expliquei mal. A questão, no limite, é que se ele orça e quem vai a barlavento não se desvia, e não importa porque razão, ele tem ainda assim a obrigação de evitar o contacto. Protestando!
ResponderEliminarJá que, por exemplo o outro barco pode ter ainda um terceiro a barlavento. quem, ainda que com direito a rumo, causa contacto... leva na ripa!
Agora é que me lembro... que se não me engano o barco era preto com uma risca encarnada... :-)
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