Em profundíssimas investigações aos desenvolvimentos da engenharia naval, começam a surgir as primeiras sugestões (válidas) para a grande metamorfose dos nossos Rigs.
O SilverBullet está a trabalhar intensamente nos contactos nacionais, directamente com o Presidente desta nobre associação que agora integramos. Os primeiros resultados podem ser acompanhados neste link: http://picasaweb.google.com/micromagicpor11/mmrigs#
E aqui partilho um especial agradecimento ao Carlos Miranda, da parte dos Malveirões.
O Dourada está em grandes conversações internacionais e já sacou umas belas dicas à nossa nova velaria espanhola (toca a pôr aqui o material).
Eu recomendo que procurem o stuff do NED88 (vulgo Steven Qualquer Coisa) que tem umas soluções espectaculares já não sei em que link.
Aguardamos contributos em breve.
Pelo sim, pelo não, e a favor da circulação de capitais, eu já comprei um de cada. Agora é só decidir qual é o melhor.
Só mais um apontamento...
Para os malveirões que vão fazer rigs C, D, E, X, Y, Z recomendo uma pequena experiência como a que fiz na segunda feira no Jamor: rajadas de 20 nós. Não há perfil que aguente. Nem sequer o barco! Fiz umas valentes mossas no patilhão e uns belos riscos na pintura. A Princesinha que também se fez ao mar (bem revolto com as rajadas) para além das mossas partiu o cabo que prende o estai ao barco. Conclusão, a partir dos 15 nós, cabo de aço e velas em papel de embrulho para deitar fora depois de usar.
Sem comentários:
Enviar um comentário