Micro Magic Malveiroes

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Os Malveirões de Batina

Os Malveirões foram a Coimbra e não foi para queimar fitas.
Como cantava a nossa Amália: "Coimbra é uma lição de sonho e tradição" e este verso traduizido para malveirense quer dizer que apesar de alguns sonhos de vitória, a tradição diz que só ganha quem sabe andar e que para os outros o que sobra é uma bela lição.

Pois a reduzida representação da nossa frota (2 modestos velejadores) chumbou à grande neste exame. Á pois é! Estuda aqui, estuda ali, uma ou outra brilhante prova oral, mas a verdade é que faltou tudo às aulas práticas e aqui é que a porca torce o rabo.
Levámos melhor material, sabemos mais sobre afinações, fizemos um curso intensivo de joalharia na montagem do abecedário completo dos rigs, mas a nossa experiência de micro-regatas continua a mesma. Os resultados estão à vista.

Tivemos oportunidade de assistir em directo e ao vivo aquilo que verdadeiramente se chama saber andar: O João passou o dia todo a dizer que a coisa lhe estava a correr mal mas a verdade é que lá foi ele de taça para casa, mais uma vez. O Carlos tem um poder de concentração acima da média, que lhe permite gritar com a frota e ao mesmo tempo papar uns quantos pelo caminho. E mesmo quando fica preso à boia na largada ainda consegue chegar em segundo. Outros casos de destaque também poderiam ser referidos como o do velejador que venceu esta prova afirmando que a vitória não devia ir sempre para os mesmos. Assim é que é José! É dito e feito!

Lições à parte, vamos lá ver então o que é que temos que treinar:
Em primeiro lugar vem a visão.
Quem ouve o nome desta classe, MICRO-MAGIG, não pensa concerteza em magia, mas deve ficar a pensar em coisas pequenas. Pois este não era o caso deste campo de regata. "Protesto ao número..., não se vê, esqueçam lá o protesto". Claro que esta falta de visão telescópica proporcionou a alguns velejadores, que se esqueceram do fair-play em casa, a oportunidade de atacar o resto da frota com tácticas menos próprias.
Em segundo lugar vem a voz.
Sai daí pá, protesto a esse aí da frente, amuras ao que vem aí e cuidado aí ao fundo são expressões vazias de contexto para uma frota de 15 barcos apinhados numa boia, mas se gritarmos alto o suficiente conseguimos produzir uma bela banda sonora para a prova.
Em terceiro lugar a nossa destreza com o rádi-comando.
Acredito que tal como nós, existiram outros que áquela distância também conseguiram ir alguns minutos a comandar outro barco a pensar que era o seu. Esta situação tem alguma piada porque se vamos ao leme de outro barco, ficamos a pensar o que é que o nosso andou a fazer sozinho naquele intervalo (desculpem lá qualquer risco na pintura mas não fui eu, foi o meu barco.)
Em último lugar, temos que ir mais vezes.
A verdade é que a experiência destas andanças que alguns navegadores demonstraram, provou que quem vai à frente, quase não é afectado por estas trocas de amabilidades do pelotão e quem já passou por muitas, sabe como se desenvencilhar no bordo certo.
A excluir dos treinos está a rondagem das boias que já percebemos que é facultativo.
Compreende-se que alguns velejadores perfiram evitar a confusão mas a rondagem da boia é uma perca de tempo e de posições que faz parte deste tipo de competição.

O Rio, a Cidade, a Organização e o Clube Naval de Coimbra, estão cotados na escala Malveirona com distinção.

A Cidade como cenário:

Uma organização do mais alto gabarito:

Velejadores exemplares dos pés-à-cabeça:

Outros menos:

O boeing todo "pimpão" nas andanças dos prós:

O SilverBullet a fazer pose para a foto:

O João Prates ficou a andar muito melhor depois desta conversa:

O SilverBullet taco-a-taco com a elite:

Action Shots da prova:











O Júri a tentar perceber os gatafunhos das tabelas de regata (acho que ficou mais ou menos bem!)

O João desconfia de nós, não sei porquê?

A tabela:


Para a próxima vão os Malveirões em peso.
Têm que criar uma frota C.

1 comentário:

  1. Mais um report lindo do nosso caro 747 Top Reporter!
    Tenho muita pena de não ter podido ir.
    Para a próxima lá estarei para aumentar a confusão!
    Até lá, temos muito que treinar!!!

    ResponderEliminar